quinta-feira, 23 de abril de 2009

LUGARES *** TERRENHO

*clic na imagem para ver melhor* Quintas, Hortas, Tapadas....... todos estes nomes teem um lugar neste retangulo, que como podem ver é o Terrenho.Quase todos eles nos nos deixaram uma ou várias imagens da nossa vida e ao recordá-los obriga-nos a revive-las, as boas e as outras.Por exemplo: Quando se comia à sombra de uma árvore, as regas, malhas, sacha do milho, batatas, semear as batatas, lavrar, cavar, arrancar as batatas, desfolhada do milho sobretudo quando era à noite,ir ao mato, beber água fresca num nascente,vindimas e tambem olhar para o caminho pra ver se o cesto com o almoço, ou a merenda já estava à vista.

Se esqueci de algum digam.

:Arais, a-do-bicem, a-do-Pisco, acarradoiro da lapinha,águas vivas, abadia, a-do-Marques,a-do-corceiro:

:Barrocais, boco,boiças,barreiro.

:Cabeça do lagar,caminho mau,crêspos, chão do pisão,catruno, casais, castelhana,campo da bola, cardosas, cravelha, chão das presas. :Dadas. :Estacão, eidos, eira da varela, eira das cortes, eira das trigueiras. :Fonte das almas, fonte do milho, fraga da raposa, fraga da gricha. :Hortas altas (rosmaninho)hortas da Menesa, horta do pinheiro, hortas do tanque, hortas do cabeço. :Lameiras, levada, lagariça, laja da seara,lapinhas. :Moragos, Maria Pequena,mestras,montrangão,, mineira. :Passais, prazo, plames, picota, ponte velha(S.Sebastião,) ponte nova,presa das Fidalgas, poldres, pombal. :Quinta do boco, quinta do varanda, ( hoje quinta da Teja) quinta do Robisco,

:Raposas, rosmaninho, regada, ribas,regadinhas. :Soito longal, safrial, soito das Freiras. :Tapada grande, tapadas(ribeira), tornadoiro, trigueiras, tomadia, talégre, tapada do morgado, tapada dos Santos. :Vale azedo, varela, Vale do Ferreiro, vale da frade, vale do Martinho, vinha. ****************************************

6 comentários:

virginia disse...

Olá se é para falar dos lugares, vou falar dos que mais trabalhei. Foram no cabeço,lameira,ribeira mata,eidos picóto vale-ferreiro, nas hortas dos zerais ,no caminho-mau barreiro e outros mais, mas mesmo
trabalhando muito ,sinto muitas saudades de
tudo isso
MUITO OBRIGADA PELO BLOG
UM GRANDE ABRAÇO

VIRGINIA

Anónimo disse...

onde escrevi hortas dos zerais era para escrever hortas dos arais, no computador sou uma negação. Abraços a todos

Virginia

Anónimo disse...

ola acho que nao falou das regadinhas eu lenbro-me bem quando era pequena ir para la com os meus pais

Anónimo disse...

As regadinhas,jà me tinha esquecido.

Obrigado.
José Mateus

alcina disse...

Lembro-me em particular das Dadas, para onde eu ía quase todos os dias na altura em que as uvas começavam a ficar maduras e a minha tarefa era espantar os pássaros com um pau a bater num caldeiro velho,e o barulho era tal, que me ouviam lá em baixo na zona da ribeira onde hoje temos a barragem.Voltei lá há uns quatro ou cinco anos atrás e já não encontrei nada que me fizesse lembrar esses tempos, tudo desapareceu e hoje serve quase só para pasto.Foram tempos difíceis mas mesmo assim sinto saudades. Um abraço para todos

Anónimo disse...

ola boa tarde eu também vou falar um pouco das terras.Pois trabalhei muito na maioria delas para meus pais e muito para alguns ricos.Que era uma escravidao ainda foi bém que os tempos mudarao.Pois tenho também boas recordaçoes as boas merendas a sombra das arvores os cantares na monda dos trigos na çeifa' na sacha das batatas e do milho etc.Mas com muito trabalho tenho muitas saudades desse tempo um abraço a todos os que tabalharao como eu nessas terras todas um abraço maria augusta um beijao grande ginoca o tempo que nao volta mais desta irma que te ama muito