sexta-feira, 25 de junho de 2010

Palhoça do PASTOR

Trajo regional da beira alta,utilizado até ao principio dos anos 60, pelo menos na nossa terra. Ainda me lembro de ver pastores com este trajo. Os últimos a utilizá-la foram, o Luís e o Abel do ( ZÉ da Luísa) depois tudo isto desapareceu, as capas claro, os pastores esses ainda existem,. A cabana de pastor que aqui temos na foto, já fazia parte da colecção do blogue ,mas ela pertence à mesma época.  
A Palhoça compunha-se de várias peças , como aqui descrevemos já a seguir:
Capa de palha de junco entrançada, com amplo cabeção e saia; aberturas laterais para deixar passar os braços, frentes ajustadas com cordões feitos da mesma fibra. Polainitos da mesma palha, envolvendo as pernas a partir dos joelhos e atados com cordões no lado de dentro das pernas. 
Por ser uma capa, feita e usada em diferentes zonas do país, é conhecida com várias designações,todavia a sua forma permanece constante, sendo constituída por cabeção e saia. Após o devido tratamento, as fibras do centeio e do junco são entrançadas em sucessivas carreiras de modo a obter a forma e as dimensões desejadas. Depois de terminada, a palhoça é penteada com pente de ferro, para desemaranhar e abrir as fibras, conseguindo-se assim uma maior eficácia na protecção da chuva.
Esta capa é considerada, pelo seu modo de confecção, a peça de indumentária mais antiga no nosso país, remontando a sua origem ao período da proto-história.  
Fonte: Foto e parte do texto,Trajes Tradicionais

Sem comentários: