quinta-feira, 24 de março de 2011

Oração a Santa Bàrbara dos Trovões

Santa Bárbara bendita
Que no céu está escrita
Com papel e água benta
Nosso senhor nos livre desta tormenta


Santa Bárbara se vestiu e se calçou
Ao caminho se deitou
Jesus Cristo a encontrou e lhe perguntou:
- Onde vais Bárbara?
- Vou a Jerusalém, arrumar esta trovoada
Onde não haja pão nem vinho
Nem flor de rosmaninho
                         
                  **************************


Não é que a saiba de cor, mas às vezes, quando ouço trovejar, vem-me  à
ideia esta ladainha que os mais antigos diziam repetidamente enquanto os trovões estoiravam por cima de nós e eu sem saber onde me meter.
Já não tenho ideia se o cheguei a fazer ou se era porque os mais velhos diziam, que metendo-se debaixo dos grossos e ásperos cobertores da cama, ficávamos mais protegidos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde, para todos que visitam o blog,essa oração, eu rezo até hoje
quando escuto o trovão,desde criança que escutava rezar toda a vez que se ouvia o trovão,por isso sempre que posso agradeço,aos autores do blog,por nos fazerem recordar muitas
coisas,que ás vezes já esquecidas

Um abraço

Virgínia Cardoso

Anónimo disse...

não a conheço assim, mas:

Barbara para onde vais?
-Senhor eu para o Céu vou,
abrandar as trovoadas,
que no Céu andam armadas,
onde não haja pão nem vinho,
nem bafo de minino,
nem mulher de parto,
nem homem de acidente,
Graças a Deus,
Nosso Senhor para sempre.

Anónimo disse...

Neste dia de tempo instável, relembro uma oração a Sta. Bárbara, segundo ouvia: "Sta Bárbara se vestiu e se calçou, pelos caminhos do Senhor andou. Encontrou o Senhor e o Senhor lhe perguntou: "Ó Bárbara, tu onde vais? Ó Senhor eu ao Céu vou desmontar a trovoada que vós lá tendes montada. Então vai e leva-a por montes e vales, onde não haja pão nem vinho, nem folhas de rosmaninho, nem bafo de menino, nem pedrinha de sal, nem coisa a que faça mal.