sexta-feira, 6 de maio de 2011

PICANÇO CEGONHA BURRA VAROLA....


O picanço é um aparelho rudimentar, de elevar água dum poço para a superfície, normalmente com fins de irrigação das plantações vizinhas.

Conhecida já no tempo dos antigos egípcios (chaduf) foi até muito recentemente, usada de norte a sul do país. 
Mas não só em Portugal, também em Espanha, França, Grécia, e até no Japão.

No Terrenho ainda existiam alguns ao principio dos anos 70, mas  como aconteceu com as noras, tudo acabou com a chegada dos motores de rega, que tornaram a vida mais fácil, é que puxar os caldeiros do fundo do poço até cá em cima, não era coisa fácil, eu fiz essa experiência. 
Na nossa região era conhecido  essencialmente por picanço ou picota . 
Mas tinha outros nomes: Cegonha, balança, burra,  saragonha, varola, zabumba, zangarela, bimbarra, variando de região para região.
Tal como o pé-de–cabra ou a tesoura,oPicanço é uma alavanca inter fixa. Neste caso que permite diminuir o peso do balde cheio de água, que se puxa do fundo do poço.



Constituída por um poste vertical enterrado no chão que é encimado por uma forquilha, onde se coloca a vara, fixada no eixo. Esta vara numa extremidade tem o contrapeso, também este aí fixado, constituído por pedras. No outro extremo tem outra vara, pendurada na vertical, fina e comprida, possível de ser segura entre as mãos. Esta por sua vez tem na ponta inferior uma argola onde se pendura o balde. O contrapeso deve ser tal, que não seja muito custoso levantá-lo, quando se desce o balde vazio, até ao fundo do poço, mas que na situação inversa, seja suficiente para de facto ajudar a retirar o balde cheio de água do poço até à superfície.

    
  






Fonte: http://sarzedasdovasco.blogs.sapo.pt/4816.html

Sem comentários: