sábado, 18 de junho de 2011

TABERNA " VENDA DE CIMA" TERRENHO



Taberna, venda de cima, taberna do sr. Manuel Ferreira para uns , taberna do sr. Manuel do António Maria para outros, era assim que se chamava.
Aqui estão algumas coisas que nos fazem recordar o que era a venda de cima, no fim dos anos 60.
Na foto, vemos à direita, uma parte da cabina do telefone,que ainda existe na "taberna de baixo", da Isaura, e que esteve antes na taberna do sr. Alexandre Aires.
Nem se pode imaginar a quantidade de conversas que esta cabine já ouviu,  ela deve ter mais de 50 anos.
A balança e as marcas de tabaco onde temos o "famoso" Kentuky , que alguns chamavam, mata ratos, 
A Bomba que servia para tirar o azeite de um bidon que estava debaixo do balcão, era à vontade do cliente.Media até um litro de azeite.



A foto estava em muito mau estado, foi o melhor que se pode fazer




Bomba para medir azeite



 *************                        *********************                 ****************

Aqui se podia comprar por exemplo, 250  de café de cevada,  velas de sebo,ou cera, uma caixa de fósforos (das pequenas) e um vidro pró candeeiro, meio quilo de sabão,meio quilo de arroz, meio de massa,um litro de petrólio pra candeia, 10 tostões de jornais, jornais estes que serviam em parte para forrar as paredes negras do fumo  e também para decorar as prateleiras do 'vasal' Louceiro.
Também se podia comprar tecido, botões elástico, linhas......
Já esquecia os rebuçados

No lado da Taberna , havia a famosa rifa , com prendas que toda a malta nova cobiçava, entre outras as canetas de cinco cores, isto era um luxo, quem tivesse uma caneta de cinco cores no bolsinho do casaco era o melhor ( estava na moda as canetas no bolso do casaco).Havia também rialeijos e navalhas,que maravilha!!! É verdade que as rifas ainda se vêm ,mas naquela altura era outra coisa!

Cantinho para lavar os copos














 

1 comentário:

Nostalgia disse...

Sr.Jose Mateus. Que delícia de visão. OBRIGADO. CHICO ( NOSTALGIA)