terça-feira, 31 de janeiro de 2012

OS SERRADORES


Serravam barrotes 'caibros',cumeeiras, ripas, falheiras,falheira é a primeira tábua que se separa de um toro ou tronco quando este se serra longitudinalmente em várias tábuas, e que é sempre falha 'arredondada' na face externa.",  grandes pranchas, de tabuões, etc, Se alguém precisava de madeira lá iam eles transportavam os seus pontais para fazer a burra,o fio com tinta  para marcar os cortes, os machados e a sua grande serra, não esquecendo a mochila.

 (Possso estar a abrir as tábuas do meu caixão. Era a sina de Serrador).

Agradeço ao sr. Elio Matias pelo desenho :

2 comentários:

A.Carlos disse...

Ainda vi o meu tio Luis Bogalho a cortar a madeira assim e não sei se era o Diamantino ou o Carlos a ajudar!!!

Unknown disse...

Eu tenho uma serra dessa. Era do meu avô. Estava um pouco danificada. Foi restaurada.