sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Pastéis de Bacalhau ou Bolinhos de Bacalhau




Ingredientes:
500 g de bacalhau demolhado durante cerca de 24 horas ou em função da altura das postas, (a água deve ser mudada várias vezes)
700 g de batatas
1 cebola pequena
1 dente de alho (opcional)
1 ramo de salsa
3 - 4 ovos médios
Sal e pimenta-preta
Óleo  para fritar
Tempo de preparação e confecção:30 minutos para a preparação, 30 para a confecção

Receita para: 6 - 8 pessoas
Coza ligeiramente o bacalhau em água a ferver. Retire-lhe a pele e as espinhas e lasque-o. Coloque as lascas dentro de um pano grosso e limpo e desfie-as, fazendo deslizar a mão sobre o pano. Verifique bem se retirou todas as espinhas. Deite o bacalhau desfiado numa tigela grande.
Entretanto, coza as batatas com a casca para não ganharem muita água. Descasque-as e, enquanto estão ainda quentes, reduza-as a puré com o esmagador de batata. Em seguida, deite a batata passada na tigela do bacalhau e misture.
Pique finamente a cebola e o dente de alho, se usar; e misture com a batata e o bacalhau. Pique a salsa. Adicione os ovos e a salsa picada. Bata tudo com uma colher de pau até a massa ficar bem incorporada e homogénea e tempere com sal e pimenta-preta.
Em seguida, forme os pastéis com a ajuda de duas colheres, deixando-os cair directamente sobre o óleo  a ferver; quando estiverem bem dourados, retire-os com a escumadeira e ponha-os a escorrer num passador forrado com papel absorvente. Pode servir os pastéis de bacalhau acabados de fritar ou frios.

Sem comentários: