segunda-feira, 18 de março de 2013

10 centavos ou 1 tostão “Marcelinho”


Em 1969, foi lançado em Portugal o “marcelinho”. Esta moeda, em alumínio, com o valor facial de 10 centavos (vulgo 1 tostão), causou grande polémica quando foi colocada em circulação. O motivo para tal alarido, foi o facto de o “marcelinho” ser a primeira moeda portuguesa a deixar de ter em metal o seu valor facial.
Em 1970 foram cunhados novos “marcelinhos”, no entanto estas moedas não foram colocadas em circulação, ou então foram-no em quantidades muito reduzidas. Ao que parece, as cunhagens de 1969 e 1970 foram apenas experimentais, daí terem sido bastante reduzidas. Daqui resulta que as moedas de 10 centavos, destes dois anos, são muito difíceis de arranjar, sendo um dos alvos preferidos dos falsificadores e viciadores de peças numismáticas. A partir de 1971, os “marcelinhos” foram cunhados todos os anos (até 1979) e em grandes quantidades, pelo que são moedas muito fáceis de arranjar.

                                         
                                              ******************************
O  nome "marcelinho" que foi atribuído a esta moeda, vem do nome do primeiro Ministro da época, que se chamava  Marcelo Caetano

Um clic na foto 

Se para alguns, elas desapareceram da circulação, aqui em casa ainda há umas boas centenas, pois fazem parte da minha colecção.



Sem comentários: