sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Palheiros na Eira das Dadas ( Eira do Zé da Luisa ) Terrenho

                              Não conheço a data, mas foi há muito tempo.




terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

PADRE JÚLIO GOMES( Pároco do Terrenho nos anos 1900 ?)

             PADRE JÚLIO GOMES

 

                           O HOMEM


                         

Natural de Almendra, nascido em 1871, o padre Júlio César Gomes descendia de uma família abastada e complementava uma prole numerosa: seis irmãos – quatro homens e duas mulheres.

Parafraseando, parcialmente, Sá de Miranda, tracemos o seu carácter:

        “Homem dum só parecer,
        De um só rosto e uma só fé,
        Tudo o mais pode ser,
        Mas frouxo e sem carácter é que não é.”



Este homem que amava Deus, que amava, ajudava e defendia os desditosos, ousou amar uma mulher: a filha do dono da casa onde se hospedara, quando nomeado pároco do Terrenho.  Para ler mais clic aqui

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Corografia portugueza de Antonio Carvalho da Costa


Se quer saber um pouco mais sobre a nossa região ( e não só ) por volta de 1255 clic AQUI.
Como podem ver, nessa altura o Terrenho já existia





Viram como eu que nessa época se fabricava nas nossas terras o chamado pano de varas, não sabia o que era, mas depois de uma pesquisa na net aqui está a resposta.

A expressão encontrada e registada no Dicionário de Expressões Correntes, de Orlando Neves (Editorial Notícias), é «Meter-se em camisa-de-onze-varas». Segundo o dicionário, «Estar ou ver-se numa situação aflitiva eis como se decifra, na linguagem comum, esta expressão. Depreende-se dela que uma "camisa-de-onze-varas" deveria ser algo incómodo, perigoso, terrível». Em seguida, acrescenta o seguinte: «Chamava-se em tempos "pano de varas" a um tecido grosseiro, uma espécie de saragoça. Era dele que se faziam as vestes com que os condenados, por exemplo, no tempo da Inquisição, eram levados para o suplício (...). Por sua vez, a "vara" era uma medida de comprimento correspondente à yard inglesa, a jarda. Em Portugal, um tanto diferentemente de em Inglaterra, uma vara correspondia a 1,1 metros. A utilização do "onze" na expressão é feita como um indefinido, destinado a evidenciar o tamanho que a camisa teria e a dar-lhe maior peso no realce do martírio (de resto, em outras expressões populares é comum o uso de numerais indefinidos como o onze, o sete, etc.).»

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Telhado Tradicional - Terrenho Beira Alta


Na nossa região a maior parte dos telhados eram cobertos com esta telha, " canudo, bica, telha portuguesa", (não tenho a certeza do nome). eles vão sendo cada vez mais raros, é pena, porque os que são cobertos com as telhas modernas 'mais bonitas'   na maior parte dos casos tem que se mudar  poucos anos depois, como podemos ver este telhado já tem mais de cinquenta anos e apenas com as pedras que estão colocadas em toda a volta consegue resistir a tudo o que é temporal.